Comemoração do Dia da Matemática na EEEP Prof. Juca Fontenelle



O Dia da Matemática é comemorado nacionalmente no dia 06 de maio, de acordo com lei aprovada pelo Congresso Nacional em 2004. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance “O Homem que Calculava”, já traduzido em doze idiomas.

Embora tenha publicado ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto – juvenil, atingindo tiragem de mais de dois milhões de exemplares, poucas pessoas sabem que ele era brasileiro.

Nesta data divulga-se a Matemática ressaltando esta ciência como parte do patrimônio cultural da humanidade, mostrando que a Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função de necessidades sociais.

Nessa oportunidade, divulga-se a Matemática como área do conhecimento humano, sua história, suas aplicações no mundo contemporâneo, sua ligação com outras áreas do conhecimento e, principalmente, busca derrubar mitos de que a Matemática é muito difícil sendo acessível apenas aos "talentosos".



Aproveitando o ensejo de divulgar a Matemática, a EEEP Prof. Juca Fontenelle, fez sua programação referente ao Dia da Matemática, que se estendeu por todo o mês. No mês de maio a escola realizou as seguintes ações:

- Gincanas;

- Paródias;






- Caracterização dos alunos em matemáticos;






- Explanação sobre os principais matemáticos;

- Elaboração de histórias em quadrinhos sobre os matemáticos;

- Simulados tendo como referência os descritores do SPAECE;

- Elaboração de jogos matemáticos sobre os assuntos: PA e PG, matrizes, determinantes e matemática básica (as quatro operações);

- Concurso ICM Jovem;

- Participação no DNA – Desafio Nacional Acadêmico;

- Montagem de vídeos evidenciando diversas formas geométricas com a qual nos deparamos diariamente nas ruas, em casa, na escola;

- Desafios lógicos;

- Jogos que estimulam o raciocínio lógico-matemático.

Os alunos aproveitaram e gostaram bastante tanto dos momentos em sala quanto fora dela, e tiveram grande oportunidade de conhecer sobre o Dia da Matemática, o porquê dessa data, e ainda foram incentivados a leitura, para se deliciarem com as histórias do livro “O homem que calculava”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, resolva o desafio de imagem e clique em Publicar