PATRONO



 Viçosa do Ceará presta justa homenagem a seu mestre imortal: Prof. Juca Fontenele

 BREVE HISTÓRICO

Sr. José Victor Fontenelle Filho, conhecido popularmente por Juca Fontenelle, , nasceu em Viçosa do Ceará em 23 de fevereiro de 1920. Filho de José Victor Fontenele cujo nome foi dado à escola localizada na Rua 10 de Novembro e de D. Rosa Carvalho Fontenele, família tradicional de Viçosa, composta de nove irmãos era um daqueles intelectuais autodidatas, professor de gerações em Viçosa do Ceará, um homem culto. Casado com dona Nilza Urano, dos quais nasceram sete filhos, cinco homens e duas mulheres, Ronald, Theresa Newman, Ana Maria, Adail, Hélder, Juarez e Dario, que soube educar com sabedoria e dignidade.. Estudou nas Escolas Reunidas, hoje, E.E.F.M. Dr. Júlio de Carvalho. Foi Oficial Administrativo do Serviço Federal e Diretor do Centro de Humanidades da UFC. Foi vereador neste município na década de 40. Como professor, Juca Fontenelle foi a pessoa que mais orientou os viçosenses a despertarem o gosto pela leitura.
 falecido a 25 de abril de 2009 em Fortaleza.

. Deixou 07 bisnetos, 19 netos e 07 filhos, um deles é o atual Secretário de Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará, Dr. Adail Fontenele. Era filho de José Victor Fontenele cujo nome foi dado à escola localizada na Rua 10 de Novembro. Estudou nas Escolas Reunidas, hoje, E.E.F.M. Dr. Júlio de Carvalho. Foi Oficial Administrativo do Serviço Federal e Diretor do Centro de Humanidades da UFC. Foi vereador neste município na década de 40. Como professor, Juca Fontenelle foi a pessoa que mais orientou os viçosenses a despertarem o gosto pela leitura.

Seu primeiro livro foi intitulado VIÇOSALIANAS (2002) e seu 2º livro, VIÇOSALIANAS II, foi concluído pela família e lançado em Viçosa do Ceará por ocasião de seus 90 anos em fevereiro de 2010.

Orador para todas as ocasiões, cargo que foi naturalmente ocupando, rendendo-lhe a imensa satisfação de através de sua oratória, servir, participar e viver o momento único, em que se tornava o verdadeiro protagonista.  Sabia tudo sobre Viçosa do Ceará: Sua história e a de seu povo. Conhecia-a intimamente em seus segredos e suas inúmeras estórias. Admirador e propagador das belezas de sua terra natal, sentia-se feliz por ser seu filho e por fazer parte de sua natureza. Gostava e sabia muito bem, com alegria e sem conflitos, se relacionar com todas as idades, mas em especial com os jovens, orientando-os quanto aos estudos e auxiliando-os em pesquisas e na busca de conhecimentos.  Muito bem informado sobre todos os assuntos e, como um bom orientador, cobrava de todos a mesma atenção, nesse particular. 

Era Juca Fontenelle um dos ilustres homens que proporcionaram grande bem para a nossa terra e a nossa gente. Soube se imortalizar pelo seu exemplo de cidadania, de sabedoria e do sentimento fraterno que nutria pelos seus conterrâneos. Solidário, altruísta, grande mobilizador social. Orador nato. Profundo conhecedor de Viçosa do Ceará.

É, pois, justa a homenagem póstuma, a um cidadão que está a merecer a saudade do povo viçosense a que ele tanto serviu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, resolva o desafio de imagem e clique em Publicar