A EEEP JUCA FONTENELLE PARABENIZA SEUS ALUNOS


A EEEP PROF. JUCA FONTENELLE (VIÇOSA DO CEARÁ) PARABENIZA SEUS ALUNOS PELA APRENDIZAGEM NO 1º PERÍODO LETIVO


          Com o objetivo da certificar e incentivar os alunos a melhorarem o desempenho de aprendizagem garantindo-lhe uma educação de qualidade, aconteceu na tarde do dia 13 de junho um reunião de pais para tratar sobre as avaliações, rotina de estudo, reforço escolar, dentre outros assuntos. Na ocasião, os diretores de turma entregaram os certificados de honra ao mérito aos alunos que tiveram os melhores desempenhos de aprendizagem durante o 1º período letivo.
Foto – Diretor de turma Manoel entrega
certificado para o aluno Fernando Neres dos Santos

Foram agraciados os seguintes alunos:
Curso Técnico em Contabilidade
1º lugar: Jordânia Chaves de Siqueira
2º lugar: Maria Aparecida F. Cardoso
3º lugar: Thaynná de Araújo Carvalho

Curso Técnico em Eletromecânica
1º lugar: Eônio Alves Silva de Araújo
2º lugar: Antonio Anderson Lima Magalhães
3º lugar: Francisco Emanoel de Lima Monteiro

Curso Técnico em Fruticultura
1º lugar: Fernando Neres dos Santos
2º lugar: Franciane Pereira do Nascimento
3º lugar: Antonio Morais da Costa

Curso Técnico em Transações Imobiliárias
1º lugar: Luiza Daiana Siqueira dos Santos
2º lugar: Antonia Eduarda Ferreira
3º lugar: Joiris Araújo Mota

A estes e aos demais que, responsavelmente se empenham por uma melhor aprendizagem o nosso incentivo e votos de parabéns. Agradece Núcleo Gestor, Professores e Professores Diretores de Turmas.

O Olhar de Um Poeta


EEEP PROF. JUCA FONTENELLE REALIZA
PROJETO: O OLHAR DE UM POETA, CENTENÁRIO DE VINÍCIUS DE MORAES


Na manhã do dia 10 de junho na EEEP Prof. Juca Fontenelle, aconteceu a Culminância do Projeto: O Olhar de Um Poeta, alusivo ao Centenário de Vinícius de Moraes. Na ocasião contamos com a presença de alguns alunos de 9º Ano das Escolas do Município de Viçosa do Ceará.
A equipe da referida Escola encheu-se de orgulho em apresentar os talentos dos protagonistas que formam as turmas de Contabilidade, Eletromecânica, Fruticultura e Transações Imobiliárias.
Musicais, poesias, peças teatrais, programas de TV que retrataram a vida e obra do autor Vinícius de Moraes, foram exibidos sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Alana Pereira.
Vale lembrar que todo o evento foi pensado e organizado a partir do dia da Língua Portuguesa, nossa língua materna.



I SEMANA DO MEIO AMBIENTE


EEEP PROF. JUCA FONTENELLE (VIÇOSA DO CEARÁ) REALIZA A
I SEMANA DO MEIO AMBIENTE

No período de 3 a 7 de junho do corrente ano, a Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Juca Fontenelle (Viçosa do Ceará), através da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), do Grêmio Estudantil e do corpo docente, promoveu diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
A programação contou com:
  • Mobilização para construção da Agenda 21 local, através da metodologia da Oficina do Futuro, sendo que na primeira etapa foi realizada a atividade da “Árvore dos Sonhos” (no dia 03/06), onde os discentes construíram a copa da árvore respondendo às perguntas: “Como é a escola dos nossos sonhos?” e “Como é a comunidade dos nossos sonhos?”. No dia seguinte, foi realizada a atividade “As Pedras no Caminho” (2ª etapa da oficina), onde os alunos montaram as pedras (que representam as dificuldades) a partir da pergunta: “Quais são os problemas que dificultam chegarmos aos nossos sonhos?”
Foto – Atividade “Árvore dos Sonhos”

  • No dia 4/06, foi promovido um Concurso de Redação sobre o Meio Ambiente, com o tema “Traçando caminhos em prol da sustentabilidade em Viçosa do Ceará”, sendo que foram premiadas com medalhas e certificados as melhores redações, sendo de autoria dos alunos:
1º lugar: Antonio Anderson Lima Magalhães (1º ano do Curso Técnico em Eletromecânica);
2º lugar: Fabiana de Sousa Neres (1º ano do Curso Técnico em Fruticultura);
3º lugar: Thalita Figueira R. de Sousa (1º ano do Curso Técnico em Contabilidade).

Foto – Alunos premiados no Concurso de Redação
  • Cine Ambiental – durante o intervalo do almoço, foram exibidos no auditório os seguintes documentários ligados à temática ambiental: 03/06 – “A Carta da Terra”, 04/06 – “Tráfico de animais silvestres”, 05/06 – “Carta do Chefe Indígena Seattle” e 06/06 – “Não Matarás – os animais e os homens nos bastidores da ciência”.
Foto – Cine Ambiental
  • Oficinas – no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) forma promovidas três oficinas para as turmas, sendo: Oficina de Produção de Tinta Utilizando Solo, ministrada pela Profª Irene Neres; Oficina de Reciclagem de Papel, ministrada pelo Prof. Ricardo Dias e pela aluna Franciane do Nascimento (Diretora de Saúde e Meio Ambiente do Grêmio Estudantil); Oficina de Reaproveitamento de Bandejas de Ovos para a Confecção de Lembrancinhas, ministrada pelo Prof. Cícero.
Foto – Oficina de Produção de Tinta Utilizando Solo


Foto – Oficina de Reaproveitamento de Bandejas de Ovos para a Confecção de Lembrancinhas


 
Foto –  Oficina de Reciclagem de Papel
  • Mutirão de limpeza na escola – no dia 06/06, o Grêmio Estudantil organizou um mutirão de limpeza nas dependências da escola para o recolhimento de lixo e para uma reflexão sobre a importância de manter o ambiente limpo.
Foto – Mutirão de limpeza na escola

  • Plantio de mudas – no dia 06/06, foram plantadas mudas de árvores frutíferas e de plantas ornamentais na escola, sendo a atividade conduzida pelo Prof. Ricardo Dias e pela Profª Claudene Santos.

Foto – Plantio de mudas na escola

  • Distribuição de folders – no dia 03/06, foram distribuídos folders sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ibiapaba, sendo esta a Unidade de Conservação que Viçosa do Ceará está inserida.
Foto – Distribuição de folders para os alunos
Este momento alusivo à Semana do Meio Ambiente possibilitou aos alunos refletirem sobre a relação homem–ambiente, analisando os problemas ambientais locais e quais as possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável em Viçosa do Ceará.
As atividades tiveram como foco a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, contemplando assim, a proposta da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999) e o modelo de gestão Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE).








VISITA DO SR. ADAIL FONTENELLE À EEEP DE VIÇOSA DO CEARÁ


VISITA DO SR. ADAIL FONTENELLE À EEEP. JUCA FONTENELLE DE VIÇOSA DO CEARÁ


        Por ocasião da culminância do Projeto “Drogas”, trabalhado pela professora de Química Natália Fontenele reuniram-se no auditório da EEEP Prof. Juca Fontenelle, alunos, educadores, Núcleo Gestor, na última sexta-feira, dia 31 de maio.
    Nessa mesma manha recebemos com grande alegria a visita do Secretário de Infraestrutura do Estado o Sr. Adail Fontenelle, filho do nosso inestimável patrono Sr. Juca Fontenelle. Ele expressou seu contentamento em ver a referida escola ganhar vida através da presença e do trabalho incansável de sua equipe.
       Ficamos honrados em receber pessoas tão ilustres que compartilham conosco nossos sonhos e dão oportunidade em realizá-los. 

 












 


PROJETO DROGAS NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR JUCA FONTENELLE EM VIÇOSA DO CEARÁ



EEEP Professor Juca Fontenelle realizou, no dia 31 de maio a culminância do Projeto Drogas, referente ao tema transversal do mês.

O projeto era coordenado pela Professora Antônia Natália Fontenele de Sousa e o Professor Laboratorista Ricardo Dias de Araújo.

Na ocasião os alunos assistiram uma palestra ministrada pelo Cabo Elizeu Comandante do Ronda de Viçosa do Ceará, sobre informações pertinentes ao uso de Drogas. Em seguida os discentes exposeram seus respectivos trabalhos feitos em sala como teatro e paródias.























Dia da Física

DIA NACIONAL DA FÍSICA NA EEEP PROFESSOR JUCA FONTENELLE EM VIÇOSA DO CEARÁ




         Em 19 de maio do corrente ano a E.E.E.P. Professor Juca Fontenelle, realizou no auditório e outros espaços da referida escola, o Dia Nacional da Física, sob a coordenação do professor Carlos Eduardo Alves da Costa, em virtude do centenário das teorias revolucionárias de Albert Einstein, entre outros grandes físicos como: Issac Newton, Galileu Galilei e James Joule. 

         Na ocasião tratamos de apresentações teatrais, vídeos sobre o surgimento da Física, jogos, desafios e experiências, Física e música entre outras atividades produzidas pelos alunos e professores que fortaleceram a aprendizagem por meio da troca de experiência respaldando a Física não como um problema, mas sim como algo "prazeroso" e indispensável para nossas vidas.